ICMS - Setor Primário


OBSERVATÓRIO: O setor primário no Estado de Mato Grosso do Sul representou cerca de 9,87% na arrecadação do ICMS total, no período de janeiro a julho (2015).
Observamos queda nos valores do incremento anual para os meses de janeiro, fevereiro (principal queda) e abril. Entretanto, março, maio e julho tiveram crescimentos importantes de (15,51%; 10,25% e 21,44% respectivamente).

O Estado tem a soja como principal produto de exportação (34,01% do total, em valores nominais – US$ - Jan. a Set./2015). Apesar de observarmos um aumento da produção, em relação ao ano anterior, o valor das exportações teve uma redução de 0,54%, no mesmo período. Fato atribuído à queda do preço da commodities.
Obs: Não há dados para o estado de Goiás (Junho e Julho)

            Aliado a redução no valor das commodities, o aumento do dólar incentivou a venda no mercado externo. Neste cenário o Estado alcançou  posição de liderança na arrecadação da região Centro – Oeste, a partir de março.
Brasil. Observamos somente nos meses de março e julho incrementos  positivos. Onde somente no mês de julho foi constatado um resultado expressivo frente ao IPCA (6,41%).
A alta do dólar favorece a posição do Brasil no mercado internacional. Assim, no mês de julho foram exportadas 8,4 milhões de toneladas (grão de soja), 40% acima do mesmo período em 2014 (CEPEA/ESALQ). A produção de milho também obteve grande crescimento, superando as expectativas em julho. Neste sentido, a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) reajustou a estimativa da produção na safra 14/15, esperando recorde na ordem de 81,8 milhões de toneladas, com aumento positivo tanto do consumo interno quanto da quantidade exportada.


Obs: Não há dados para o estado de Goiás (Junho e Julho)


Estudo: Observatório Econômico – SINDIFISCAL/MS
Fonte dos Dados: Secretaria de Fazenda, Finanças ou Tributação.

Equipe de pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha
Clauber Aguiar - Diretor