ICMS – SETOR DO VAREJO



       OBSERVATÓRIO: O varejo no Mato grosso do Sul, que responde por 15,35% da arrecadação total do ICMS (Ref.Jul/2015), apresentou pequeno crescimento na arrecadação em relação a 2014. No mês de março houve o mais expressivo, com R$ 90.971,00 contra R$ 85.393,00 (em mil), resultando 6,53% de aumento. Esse valor pode ser explicado pelo crescimento de 3,1% observado no setor de varejo em março de 2015. Porém, abril e maio demonstraram uma redução na arrecadação quando comparado com os mesmos meses do ano anterior.

      Com dois meses limitados apenas em repor a inflação (Jan – 6,04% e Mar- 6,53%), a média do setor no primeiro semestre vem trazendo reflexos negativos sobre a Receita Corrente Líquida do Estado, comprometendo as contas do Governo. Fato, que mesmo sem conhecimento dos números, a população já vem sentindo.
* Não há dados para o estado de GO em junho.
     O Centro-Oeste não apresentou resultado negativo (junho não podemos afirmar, face a ausência de dados de GO), porém, nota-se baixo crescimento, janeiro com 4,88% registrou o maior valor observado. Nenhum mês foi capaz de repor a inflação de 2014 (6,41% - medida pelo IPCA).
O Brasil apresentou resultados negativos para todos os meses, exceto março (com pequeno incremento de 1,36%), explicado pela queda que houve no setor, primeiro semestre do ano registrando 5,3% negativo (índice do varejo ampliado). Essa queda no setor é explicada também pela baixa confiança do consumidor, alta da inflação e desaceleração da renda.


INCREMENTO 14/15
* Não há dados para o estado de GO em junho.

Estudo: Observatório Econômico – SINDIFISCAL/MS
Fonte dos Dados: Secretaria de Fazenda, Finanças ou Tributação.

Equipe de pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha
Clauber Aguiar - Diretor