IPVA - Pior Resultado do Centro - Oeste

Janeiro a Agosto (Incremento 2014/2015)
Elaborado pelo Observatório Econômico - SINDIFISCAL/MS
OBSERVATÓRIO: Mato Grosso do Sul, apesar de duas quedas consecutivas - fevereiro e março - obteve nos dois meses seguintes um importante aumento do incremento (53,77% e 95,22%, respectivamente). Porém quando comparado o somatório (janeiro a agosto) da arrecadação do ano passado com 2015, verificou-se um crescimento de 4,55%, ou seja, bem abaixo da inflação observada no mesmo período (6,41% - IPCA). Sendo evidenciado ainda o pior resultado sobre todas as referencias observadas.

           Importante atentar que para os meses de agosto, setembro e outubro (2015) os dados foram obtidos no Portal Transparência - MS (que apresenta valores diferentes aos informados pela Secretária de Fazenda, Finanças e Tributação/ Mfaz-União).
           Na região centro-oeste verificamos importantes resultados, principalmente no mês de março que foi impulsionado pelo crescimento de GO e do DF. Ressaltando que no Distrito Federal a arrecadação de março (2015) foi superior a todos os estados juntos para esse mês. O incremento do período (jan – ago) foi de 17,48%, sendo no Estado de GO o maior incremento observado (29,85%).
           O Brasil apresentou bom resultado, o incremento observado alcançou a marca de 10,86%. 

Tabela com valores do incremento (%)
Elaborado pelo Observatório Econômico - SINDIFISCAL/MS
Elaborado pelo Observatório Econômico - SINDIFISCAL/MS
Estudo: Observatório Econômico – SINDIFISCAL/MS
Fonte dos Dados: Secretaria de Fazenda, Finanças ou Tributação; Portal da Transparência - MS

Equipe de pesquisa do Observatório Econômico:
Marcos Miranda
Rodrigo da Rocha.
Clauber Aguiar - Diretor