Teoria dos Jogos X Dilema dos Prisioneiros


Mentes brilhantes 
John Forbes Nash Jr. (1928-2015) foi um matemático norte-americano formado pela universidade de Princeton. Dentre seus principais estudos, se dedicou a teorias dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais. Em 1978, foi atribuído a Nash o Prêmio Teoria John von Neumann, graças a suas descobertas sobre o equilíbrio não-cooperativos, chamado a partir de então de ‘Equilíbrio de Nash’. O prêmio homenageia o matemático John von Neumann e reconhece um trabalho completo, ao invés de uma única obra que, por sua vez, tenha resistido ao longo do
tempo. Seus critérios envolvem significância, inovação, profundidade e excelência científica. John Nash recebeu também o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, em 1994, como resultado de seus estudos sobre a teoria dos jogos.
John von Neumann (1903-1957) foi um matemático húngaro de origem judaica, naturalizado estadunidense. É considerado um dos mais importantes matemáticos do século XX. Foi professor na Universidade de Princeton e, dentre diversas outras áreas, realizou grandes contribuições à teoria dos jogos. Seus primeiros trabalhos a respeito tinham como objetivo “mostrar adequadamente que os problemas típicos do comportamento econômico são rigorosamente idênticos às soluções matemáticas de certos jogos de estratégia”.

O dilema dos prisioneiros 

O dilema dos prisioneiros é um problema da teoria dos jogos, onde existe a possibilidade de soma não nula através da cooperação mútua. Ou seja, há possibilidade de ambas as partes serem beneficiadas, caso cooperem.
No dilema, se os dois prisioneiros cooperam (ficando em silêncio), ambos recebem apenas um ano de prisão. Contudo, se agem de maneira egoísta, entregando o outro, ficam em situação pior do que se ambos cooperassem – recebem 5 anos de prisão cada. Já se apenas um delatar, este sai livre e o outro recebe pena de 10 anos. Portanto, se os dois agirem de forma egoísta, ambos sairão prejudicados. Sendo assim, pensar em todos é mais vantajoso!
Caso parecido ocorre no Brasil por meio das delações premiadas. Estas são estimuladas pelas ações da Lava Jato, investigação do Ministério Público Federal. Por meio das delações os políticos condenados por corrupção e lavagem de dinheiro possuem suas penas abrandadas ou até mesmo eliminadas.

Jogos de Guerra (EUA X URSS)
         Após o término da Segunda Guerra Mundial, teve início o que foi denominado Guerra Fria. Esta se refere ao conflito indireto entre Estados Unidos e a União Soviética, ou seja, sem aplicação da força bélica. Essas duas superpotências não poderiam de forma alguma se enfrentar diretamente sem colocar em risco a sobrevivência de suas nações e também do restante do mundo. Portanto, a estratégia adotada foi levar os embates diretos para áreas periféricas do globo. Ademais, as duas nações desencadearam disputa armamentista e espacial, para demonstrar ao resto do mundo qual delas detinha maior poder, a nação capitalista ou a socialista. Aplicação sustentável da cooperação mútua.
O caso em tela possui analogia direta com o cenário político brasileiro. Grupos antagônicos agindo indiretamente buscando demonstrar força. No limiar de confrontos diretos e consequente desmoronamento do sistema.
Tredestinação abalada, opinião pública manipulada (sem conseguir acompanhar a totalidade dos fatos ocorridos nas entranhas dos poderes). República em crise. Aplicação insustentável da cooperação mútua.

Jogo da Galinha


Outro dilema a embasar a teoria dos jogos é o Jogo da Galinha. Nos EUA, as pessoas consideradas fracas ou perdedoras são “batizadas” de galinha (chicken). Daí resulta a relação com o nome do jogo. Neste, dois rapazes disputam o amor de uma garota através de uma competição de carros. Estes são colocados em linha reta, um oposto ao outro, para que se colidam frontalmente em velocidade alta. As opções dos competidores seriam desistir – e evitar a colisão – ou não desistir – continuando em linha reta. Caso os dois não desistam, o jogo provavelmente resultará em morte. Contudo, o que desistir, apesar de conservar sua vida, perderá o respeito dos companheiros.
O atual presidente Temer encontra-se em uma situação parecida. Desde as recentes delações do sócio de uma das maiores empresas do Brasil, Joesley Batista (Grupo JBS), tem chegado à Câmara dos Deputados vários pedidos de impeachment do presidente, além das pressões à renúncia. Da mesma forma que um competidor de um jogo da galinha é colocado entre a conservação de sua vida (desistindo) e o respeito de seus companheiros (seguindo em linha reta), o presidente Temer foi colocado entre a renúncia do cargo e o possível impeachment. O primeiro acarretaria na conservação de seus direitos políticos, porém, perderia o respeito da população. Já o segundo, coloca em risco sua carreira política, porém, possuindo condição para sair de cabeça erguida, mostrando a todos que teve coragem de ir até o fim.


Churrasco Brazuca: W. Batista X Sr. Brasilis
Num belo dia, W. Batista convida seu grande inimigo e concorrente a saborear um churrasco em sua residência. Contudo, suas intenções eram cheias de maldade e pretendiam dar fim à vida de seu concorrente. O Sr. Brasilis, estava desconfiado das ações do W. Batista. Contudo, devido à sua polidez, não lhe cabia recusar o convite. Chegando o momento do almoço, W. Batista põe diante de si e de seu convidado dois pratos com a refeição, um para cada, e diz:
- Meu caro Sr. Brasilis, aqui está nossa refeição! Mas antes de comermos quero lhe fazer uma pergunta: e se eu tivesse envenenado sua comida?

O Sr. Brasilis, que não lhe faltava sabedoria, respondeu:
- Meu caro W. Batista, se tivesse mesmo envenenado minha comida, não teria mencionado essa possibilidade. Mas fez isso com a intenção de que eu trocasse os pratos e comesse sua refeição que, esta sim, está envenenada. Portanto, irei comer minha própria comida.
Contudo, W. Batista que já havia previsto a sabedoria do inimigo, em um ato de loucura, envenenou as duas refeições, para que ambos morressem. O que ele não esperava era que o Sr. Brasilis, por ser um homem muito precavido, havia tomado um antídoto para o veneno antes do almoço. Eis as vísceras extremas do equilíbrio não-cooperativo.
Síntese do dilema: “Prisioneiro que ri por último, ri melhor... ou comemora tempo menor de reclusão”.




Elaboração:
Equipe Observatório Econômico:
Letícia Cavessana
Diretor: Clauber A. Aguiar

Campo Grande, 06 de julho de 2017.